terça-feira, 2 de agosto de 2016

Roda Do Ano - Sabbats Imbolc/Candlemas

Olá pessoal, hoje em clima de comemoração, e Sabbat, venho falar sobre o Sabbat Imbolc, que é comemorado aqui no Hemisfério Sul nos entre os dias 1 e 2 de agosto, e no Hemisfério Norte no dia 2 de fevereiro. Farei esse post com um olhar bem bruxesco, na ótica mais ampla dessa comemoração, ou seja, falarei de uma maneira geral que abrange não só a Wicca, mas sim todas as formas de bruxaria que cultuam a Roda do ano. Antes rapidamente farei um resumo sobre a roda do ano, para que se tenham mais informações e depois falarei sobre o Imbolc.



Primeiramente, o que é Roda do ano?



Assim, como todas as religiões, nós pagãos também temos uma série de celebrações ao longo do ano, para a Wicca, essas celebrações marcam o ciclo do Deus e da Deusa, desde a recriação do universo ao ápice de sua celebração, mas além do ciclo dos próprios Deuses, marca-se também as estações do ano, e as mudanças da natureza, que são facilmente notadas por nós.

Equinócio e Solstício

Acho importante essa informação, pois na roda do ano, temos os solstícios de inverno e verão, que marca a posição do Sol em trópico de câncer, e temos os Equinócios, de outono e primavera, que marcam o Sol sobre a linha do equador. Em Imbolc estamos entrando no Equinócio de primavera. 


Sabbath Imbolc

O Imbolc, ou Candlemas, é um dos sabbats mais quentes e ricos energeticamente, na Wicca marca o renascimento da Deusa do período de recolhimento (inverno) como uma linda donzela jovem e fértil, para germinar as sementes do Universo.  Na wicca e também na Bruxaria em geral, marca o começo do despertar dos animais, da flores, e plantas onde as sementes também se preparam para germinar. O Equinócio de primavera marca exatamente isso, já que o inverno não acaba totalmente no dia de hoje, porém já hoje que as transmutações de energia já começam a acontecer, e o despertar de mudança está ocorrendo, esse sabbat também é ligado ao elemento fogo.

Renascimento é a definitivamente a palavra chave desse Sabbat, além da criatividade, já que é fortemente ligado a Deusa Brigid/Brigith, que é a Deus das artes, da inspiração, criatividade, do fogo e o renascimento interior e exterior. 

Deusa Bright (Deusa do Fogo, e inspirações)

Comemorações

Na internet a fora existem várias maneiras de se comemorar esse sabbat, além dos livros é claro, desde solitariamente na sua casa  até em um Coven, com uma fogueira e um banquete e muita gente junta. 
O importante, é celebrar essa estação e não deixá-la passar despercebida, além das orações em agradecimento, essa uma fase cheia de ótimas energias para fazer uma limpeza física, e energética na casa, confeccionar o amuleto de Brigit, usado para a proteção, e procurar inspirações, se precisava de ideias novas, pense hoje, tudo o que está em sua volta pode inspirá-lo, e o mais importante, celebre a natureza, os Deuses e seu ciclo. 
Não existe receita de bolo pronta, o importante é usar a criatividade e colocar em prática os estudos de Bruxaia, e celebrar a magia.
Seja qual for a maneira de se celebrar o Sabbat, e com o significado dele, temos que fazer como a Deusa, e como a Natureza, renascer, renovar, e se inspirar.

Blessd Be!

Megan Ster

Nenhum comentário:

Postar um comentário