sexta-feira, 29 de julho de 2016

REconstruindo Conceitos: Bruxaria

Olá pessoal, volto nessa postagem para falar um pouco sobre a Bruxaria e as varias definições que chegam aos ouvidos de todos. É tanta distorção de termos e definições, e uma imagem completamente distorcida de bruxo, e bruxaria, que a maioria de nós cresce pensando que na bruxaria existem velhas feias de nariz grande, que fazem um ensopado de criancinhas e vivem no meio do mato, ou nem chega a tanto, pessoal vive falando que bruxo é satanista, ou que faz magia negra, sacrifício de animais e fogueiras no meio do mato (a fogueira é verdade :D), e tem também o menor de todos, que é acharem que bruxas não existem e/ou nunca existiram, nem no passado e nem nos dias de hoje.





Mas convenhamos que esses pensamentos equivocados sobre a crença pegã, cria uma imagem ruim sempre associada ao mal quando se fala nos termos. 

Mas e aí? O que é bruxaria?
Alguns creem que a bruxaria é uma religião, pois possue divindades, crença, e calendário próprio, e que dentro dessa religião existem várias vertentes e tradições. Já alguns costumam dizer que a bruxaria é uma prática, que existe dentro de várias religiões. 
O bruxo significa o mais sábio, o que sabe usar dos poderes da natureza, fazer magia, feitiços e alterar a realidade em sua volta de acordo com a sua vontade. 

Ser bruxo, é celebrar a Lua e sua fases, celebrar os Deuses antigos, celebrar a natureza e seus ciclos, e usar para sua própria vontade, ou de terceiros, mas principalmente cuidar e crer nos Deuses e em tudo que existe no Universo.

Se é uma prática ou religião?
Primeiro, é importante enterdemos o significado de religião, que "é a crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência."
Um bruxo crê verdadeiramente em um poder e princípio superior e sobrenatural, e que com certeza respeitam e tem uma obediência nesse poder..
 Ainda sim, um Bruxo,sendo mais sábio, e podendo usar os poderes da natureza ele pode ser uma pessoa que tem outra religião. 

Essa é uma discussão que vai longe, temos vários tipos de bruxos, tradicionais, druidas, wiccanianos, ecléticos, bruxos solitários, entre muitos outros... 
Cada tradição tem uma diferença ou outra na hora de organizar os covens, ou celebrar os sabbaths e esbatts, mas de uma forma geral, todos cultuam os Deuses e sua faces, a natureza e seu ciclos, e os astros mudanças diretamente na vida. 
Cabe a cada um estudar e claramente uma hora ou outra vai decidir se acha que é mesmo uma religião, ou uma pratica que existe dentro de outras religiões, assim como qual tadição irá seguir e etc.

De uma forma geral, a bruxaria é uma maneira pagã, de se encontrar a espiritualidade na natureza e em tudo que está no universo, a Deusa está na lua, mas também está no Jardim, o Deus está no Sol, mas também está nas estrelas, assim como em tudo que existe. 
Bruxos acreditam em Elementais, ou mais conhecidos como Duendes, Silfos, Ondinas e Salamandras, acreditam que exitem outras dimensões, na reencarnação, e que tudo vem da terra, e que para terra voltará. 
Ser pagão, é fazer remédios a partir de ervas, ser curandeiro, benzedeiro, vidente, é sentir parte do universo, natureza e dos animais, e não algo superior á eles. 
Existem os bruxos Neo-Pagãos, que é uma maneira adaptada de aplicar a bruxaria de antigamente nos dias de hoje, não tem como fazer fogueira em todos os sabbaths em plena cidade grande, mas tem como celebrar em casa com seu altar e um coven, ou solitariamente, apenas na presença dos Deuses.

Se Bruxo faz magia para o  mal? 
Não existe buxaria boa, ou má. 
Existem pessoas e pessoas, uma pessoa que tem como princípios não praticar o mal contra a outra, simplesmente não vai praticar, e quem não vê problemas na ação praticará normalmente,  cada um tem o pensamento do que é certo e errado, sendo isso algo individual.

Pactos com o Diabo, e a Bruxaria
A quem pensa também que bruxos fazem pacto com o Satã, nãao mesmo! 
Satanás, Lúcifer, Diabo, Besta.. Seja lá como chamam, é uma criatura que vem do cristianismo, até porque levamos em conta que ele é um anjo caído, e como os pagãos não acreditam em anjos que são seres critãos, como poderiam cultuar e fazer pactos com Lúcifer? 

Bom, espero ter tirado essa má impressão de algumas pessoas tinham, que tanto é espalhada por aí.
Quem pensava que Bruxos não existem, olhe com mais cuidado, pode ter um bem do seu lado!! Rs' 



Achei pertinente colocar essa imagem porque gostei do desenho e da frase! :D



Esse é só o primeiro da série de postagens que vai desconstruir o conceito de vários termos existentes no mundo esotérico, e na área do mistiscismo.
Dúvidas, comente aqui embaixo... 


Ster Mahailla


Nenhum comentário:

Postar um comentário