quinta-feira, 2 de março de 2017

Roda do Ano - Mabon, O Equinócio de Outono


Olá moços e moças! Chegou março, calor está indo embora, e o Equinócio de Outono chegando.. 




ENQUANTO ISSO, NA NATUREZA...

Hoje vamos falar do Mabon, o Equinócio de Outono!  O Mabon, é o segundo ritual da colheita, e podemos pensar nesse ritual como a celebração de Agradecimento ao Deuses, agradecer a colheita, agradecer a caçada,agradecer as lições que aprendemos e já começar a se preparar para o próximo recolhimento de inverno, mas também de plantio, de amadurecimento de ideias, que possam vir a florescer quando a grande colheita chegar, assim como os outros rituais de colheita, Mabon também representa o Equilíbrio, colocando os dias com a mesmas duração que as noites.

A face da Deusa celebrada nesse ritual é da Deusa mãe, já que o arquétipo da Deusa provedora e mãe terra nos beneficiou com todo o alimento necessário para a nossa sobrevivência.
Mabon também, é o Sabbath em que devemos honrar nossos ancestrais e espíritos da terra.

Um símbolo muito importante nesse ritual é o cálice com vinho que é abençoado e passado para cada membro do coven para que possa agradecer aos Deuses, e pedir para que sua ideia seja amadurecida e floresça quando plantada. 

De uma maneira simbólica, explica-se que nessa época do ano, que o Deus plantou a semente no ventre da Deusa, e se prepara para partir, enquanto ela faz o seu resguardo, até chegar o ciclo do nascimento, e assim continuamente um ciclo de morte e renascimento.



DE ACORDO COM A ASTROLOGIA

No Hemisfério Norte, onde foi feito todo o calendário de celebrações estaríamos entrando em Virgem, o signo da estabilidade, autocrítica e organização.Porém, como estamos no Hemisfério Sul, o signo que vem regendo é Peixes, e logo em seguida Áries, marcando então o ano novo pagão de nós bruxos do Hemisfério Sul. 

O Sol em peixes, vem para nos mostrar que devemos ser mais intuitivos, e dar mais ouvidos ao nosso coração e sentimentos, para que realmente possamos amadurecer nossa ideias  com o coração, com sentimento e amor, e em áries hora de colocar somente aquilo que você realmente ama em prática.


O RITUAL 

Para se celebrar Mabon, assim como nos outros Sabbaths, temos tantas referências de frutos, flores, incensos que são própiros dessa celebração.


Plantas e frutos: flores de acácia, benjoim, madressilva, malmequer, mirra, folhas e cascas de carvalho

Comidas típicas: maçãs, nozes, castanhas, amêndoas, milho, amoras pretas, jabuticabas, cravo, além de pães, tortas e outros pratos feitos a partir dos frutos da estação.

Bebidas típicas: vinhos, cervejas, sidras, além de sucos e outras bebidas preparadas a partir dos frutos da estação (em especial a maçã).

Incensos: cravo, patchouli, mirra, maçã, benjoim e sálvia.

Cores: marrom, verde, laranja e amarela. (Cores outonais no geral).

Pedras: cornalina, lápis-lázuli, safira e ágata amarela

Para os Covens e Conclaves  no geral, é feita uma grande celebração com todos os bruxos do grupo, e já os bruxos solitários costumam oferecer tais alimentos nos altares, ascender os respectivos incensos para cada parte do ritual.

Em resumo, estamos no tempo de agradecer! Agradeça pelo o que você tem, agradeça por aquelas pessoas ruins que se foram, agradeça pelas lições que aprendeu, e agradeça pelo o que ainda virá!


By: Ster Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário